sábado, 17 de setembro de 2011

Inversão Térmica

Inversão térmica é um fenômeno meteorológico fácil de ser visto a olho nu, principalmente nas grandes cidades como São Paulo ou New York. É um facho de luz cinza alaranjado que divide o céu um pouco antes do anoitecer, visto principalmente no inverno.
O movimento do ar na atmosfera é vertical e linear, em boa parte dos dias, quando o ar quente resultante da ação dos raios solares no solo sobe para dar lugar ao ar frio, os poluentes que são mais quentes e menos densos que o ar, sobem ainda mais e se dispersam.
Mas o que realmente acontece na inversão térmica é que no inverno os raios solares tornam-se mais difusos e frágeis, quando o solo se resfria rapidamente o ar próximo ao solo também se resfria rapidamente, o ar quente que ainda se encontra na atmosfera continua a subir, mas o ar frio próximo ao solo por ser mais denso e pesado fica parado, sendo assim a temperatura cai mais ainda e os poluentes que normalmente são levados pelo o ar quente ficam retidos na camada mais baixa da atmosfera.
A faixa cinza alaranjada é a conseqüência visível do fenômeno, e um dos principais transtornos deste fenômeno é aos problemas de saúde que os moradores das grandes cidades enfrentam, devido à baixa umidade do ar e a poluição.
Ilha de calor é o nome dado para o aquecimento climático maior das áreas urbanas em relação às áreas rurais vizinhas. Isso ocorre devido a geometria das cidades, que coloca obstáculos para a dissipação do calor, o calor é retido pelos os asfaltos, calçadas e edifícios, na zona rural essa dissipação é rápida devido a existência de vegetação sobre o solo permitindo evaporação e evapotranpiração da umidade, sendo isso difícil nos centros urbanos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário