sábado, 17 de setembro de 2011

Biodiversidade ou Diversidade Biológica


Biodiversidade ou diversidade biológica descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microorganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.

A poluição, o uso desordenado dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimentos dos habitat naturais, a expansão urbana e industrial vem levando muitas plantas e animais a extinção.
A sociedade moderna tem sua parcela de culpa, com o uso desenfreado dos recursos naturais como o aumento da produção de papel que vem ameaçando as florestas, a exploração excessiva de algumas espécies para fins medicinais é uma ameaça a espécie podendo levá-la a extinção.
Erosão é um processo que faz com que as partículas do solo sejam desprendidas e transportadas pela água, vento ou pelas atividades do homem, muito comum em áreas de pastagem. O controle é fundamental neste caso para que se preserve o meio ambiente, pois esse processo faz com que o solo perca suas propriedades nutritivas impossibilitando assim o crescimento de vegetação no local atingido podendo causar um serio desequilíbrio ecológico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário