sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ventos

Origem e comportamento dos ventos
Aos movimentos do ar damos o nome de vento. A principal causa desses movimentos são as diferenças de temperatura, pois o ar aquecido torna-se menos denso, mais leve, subindo, portanto, enquanto outras porções de ar vem ocupar o seu lugar.
Esses movimentos ocorrem em diversas escalas, desde os pequenos redemoinhos que chamamos de “dust devil”,ate enormes massas de ar que avançam sobre continentes e oceanos.
Chamamos os grandes movimentos de macro-clima ou ventos dinâmicos e os pequenos de micro-clima ou ventos locais. Para que se tenha uma idéia correta das movimentações da atmosfera e preciso visualizá-la como uma massa fluida onde os movimentos ocorrem sem deixar espaços vazios, vindo sempre uma porção de ar ocupar o lugar deixado por outra que se moveu.
A rotação do planeta produz um efeito interessantíssimo chamado força de Coriolis, ou lei de Buys Ballot, que faz com que o trajeto dos ventos tenha sempre formatos curvilíneos e espiralados. Claro que quase sempre nos parecerá reto, pois estaremos observando a fração de uma curva que pode ter centenas de km de raio. Só poderemos observar as curvas diretamente no caso de movimentos em micro-escala, como um “dust”, mas indiretamente, através de fotos de satélite e outros recursos que mapeiam o vento podemos ver claramente suas curvas.
Os principais fatores que determinam as variações de temperatura sobre a superfície da Terra originando os ventos são os movimentos de rotação e translação do planeta, que fazem com que todas as regiões passem por um ciclo ininterrupto de aquecimento e resfriamento conforme a incidência dos raios solares durante a alternância de dias, noites e estações do ano.
É importante saber que o ar, por ser transparente, não é aquecido diretamente pelos raios solares. O Sol aquece o solo e o ar que está em contato com este é aquecido de baixo para cima, esse é um dos motivos da temperatura diminuir com a altitude.
Diferentes tipos de solo são aquecidos pelos raios solares e conduzem esse calor para o ar de maneiras diferentes.
A Rosa dos Ventos

O vento é chamado pelo nome da direção de onde sopra, assim o vento que vem do sul para o norte é chamado de vento sul e assim por diante. A rosa dos ventos representa os quatro pontos cardeais, Norte(N), Sul(S), Leste(E), Oeste(W) e mais quatro pontos intermediários, Nordeste(NE), Noroeste(NW), Sudeste (SE) e Sudoeste(SW).
Se a direção do vento não for exatamente alguma dessas, nós o chamaremos pelo nome da mais próxima. Para a precisão necessária em vôo livre isso será suficiente, porém é interessante conhecer o sistema usado na aviação, que gradua as direções de 0 a 359, sendo 0 o N, 45 o NE, 90 o E e assim por diante.
Para encontrar os pontos cardeais nada melhor do que uma boa bússola, mas pode-se improvisar com precisão bastante razoável utilizando o seguinte método, desde que seja dia e você tenha um relógio:
Aponte o “meio dia” para o Sol.A bissetriz do ângulo formado pelo “meio dia” e o ponteiro das horas estará apontando para o N. Se for meio dia o próprio número doze do relógio já estará apontando o N.

Nenhum comentário:

Postar um comentário